terça-feira, 4 de junho de 2013

No silêncio da minha companhia

Em 2010 fui a uma exposição de arte e me deparei com uma frase que desde então, de tempos em tempos, ressurge na minha memória.

La solitude c'est une condition necessaire pour la liberté.

A solidão é um tema controverso nas rodas atuais. Ser solitário, em geral, é considerado negativo. "Coitadinho, é tão solitário. É um velho solitário. " Mas a frase da exposição oferece uma nova perspectiva sobre o tema.
Para sermos livres precisamos estar ou ser solitários em algum momento.

Solidão significa estar acompanhado por uma das companhias mais difíceis do mundo! Estar só implica ouvir todas as vozes que falam e calam. É no silêncio da ausência de outrem que entramos em contato com sentimentos profundos; é, especialmente, nestes momentos que nos conhecemos e nem sempre gostamos do que vemos.

Este enfrentamento é o que nos leva à liberdade. Ao não gostar do que estamos vendo, temos a oportunidade de mudar ou de aceitar e, assim, alcançar a liberdade.
Eu acredito na solidão, no silêncio e, apesar de temê-los profundamente, sei que todos estes confrontos me colocam mais perto de mim mesma.

É como o fim de um relacionamento, quando percebemos que os programas favoritos, as músicas da playlist, os filmes, roupas e - até - as opiniões deixaram de nos representar e se tornaram um misto de "nós". Mesmo doloroso, o momento é, de fato, uma grande oportunidade para nos conhecermos e nos tornarmos quem queremos ser!

Conhece-te a ti mesmo... E serás livre. Para isso, sejamos solitários. Pelo menos de vez em quando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário